Instituto Pensar - Governo barra ação do Ibama contra garimpo ilegal

Governo barra ação do Ibama contra garimpo ilegal

por: Eduardo Pinheiro


A fiscalização do Ibama recebeu um aviso do Ministério da Defesa suspendendo todas as ações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Munduruku, no Pará

Segundo reportagem do Estadão, uma operação do Ibama contra garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Munduruku, no Pará, foi suspensa nessa quinta-feira (6) por decisão do Ministério da Defesa. A pasta informou que as operações na área foram "interrompidas para reavaliação”.

Na quarta-feira (5), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi ao local com o diretor de Proteção Ambiental do instituto, Olímpio Ferreira Magalhães. Em suas redes, Salles compartilhou um vídeo do sobrevoo com imagens que mostram a "extensão dos danos ambientais causados”, conforme escreveu.

https://twitter.com/rsallesmma/status/1291174864481660932?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1291174864481660932%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fgoverno-barra-acao-do-ibama-contra-garimpo-ilegal%2F

Após primeiro comunicado de suspensão, o Ministério da Defesa alegou que a decisão da pastava estava "atendendo à solicitação dos indígenas”. A justificativa do governo é para "permitir o deslocamento de representantes dos indígenas para Brasília, para realização de encontro no Ministério do Meio Ambiente (MMA), onde puderam apresentar seus pleitos e preocupações.”

Durante a visita de Salles, um protesto de garimpeiros, do qual faziam parte alguns indígenas, fechou o aeroporto de Jacareacanga, impedindo decolagem de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que acompanhava a operação. O ministro conversou com o grupo e em vídeos que circulam pelas redes sociais chega a defender o garimpo praticado por indígenas.

"O Brasil vive esse dilema de reconhecer, afinal de contas, depois de tanto tempo, que os indígenas têm o direito de escolher como querem viver, que atividade econômica querem fazer (…) dentre elas o garimpo, seguindo a lei ambiental, com os cuidados ambientais”, afirmou Salles.

Com informações do Estadão



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: